Trending

Atitude: Trabalho voluntário enriquece merenda na escola

>>
Jaciduardo contribui com a merenda escolar cuidando e colhendo da horta legumes e verduras para os alunos.


Aos onze anos de idade Jaciduardo da Silva mudou-se para o distrito de Airituba (Palmital). Hoje, conhecido na comunidade como ‘Jaci da Água’, com 48 anos de idade, lavrador, realiza um importantíssimo trabalho voluntário que beneficia os alunos da Escola Municipal ‘Umbelina Machado da Silva’ e da Creche do distrito. Ele é o responsável por plantar, colher e entregar as verduras e legumes da merenda das crianças.

O lavrador conta que antes de existir a horta as merendeiras lamentavam em não ter cebolinha, salsinha e outros temperos (cheiro verde) para colocar na merenda dos alunos. Foi quando então ele se propôs a fazer e cuidar de uma horta se a prefeitura disponibilizasse um pedaço de terra para o plantio das mudas e sementes.
 
 
A prefeitura atendeu ao pedido de Jaciduardo, e há mais de três anos ele abastece a escola do distrito e a creche com verduras e legumes fresquinhos.

- Eu planto, irrigo, limpo, colho e faço a entrega das verduras e legumes à escola e à creche de Palmital. Fico muito feliz em poder contribuir com essas instituições – disse Jaciduardo.

A horta começou aos poucos. De primeiro Jaciduardo ganhou uma bosca do seu compadre para dar início ao trabalho. A primeira muda a ser plantada na horta foi um presente da comunidade, logo ganhou algumas sementes da prefeitura, e assim Jaciduardo, aos poucos, foi construindo a horta que enriqueceria ainda mais a merenda dos alunos da ‘Umbelina Machado da Silva’.

Hoje na horta já é possível encontrar: taioba, cenoura, couve, cebolinha, almerão, alface, serraia, tomatinho, hortelã pimenta, além de quatro pés de mamão papaia. Jaciduardo faz questão de lembrar que não usa produtos agrotóxicos na horta, apenas esterco e água.
 
 
- Não tem necessidade de usar produtos agrotóxicos, é só saber cuidar, assim, apenas o esterco e a água é o suficiente para que possamos oferecer um produto de qualidade para a escola e a creche - disse o lavrador.

A supervisora da escola, Ana Ferreira, afirma que o trabalho voluntário feito por Jaciduardo é de extrema importância para o colégio, e revelou também que ele é uma pessoa muito querida da comunidade.

- Jaciduardo é um grande amigo da escola, além desse trabalho que faz ele também está sempre à disposição para nos ajudar sempre que precisamos de alguma coisa, não só aqui na escola, mas em todo o distrito. Ele é uma pessoa muito querida aqui em Airituba – disse a supervisora.

Perguntado até quando ele pretende continuar com o trabalho na horta, Jaciduardo respondeu: “até quando Deus me der saúde”.

1 Comentários

  1. BOM, UMA ATITUDE LOUVÁVEL essa de melhorar a qualidade da alimentação escolar da rede pública com legumes e verduras. Tem mãos que embala o berço, tem mãos que acaricia o rosto e tem mãos abençoadas que faz o BEM cultivando o solo dos alimentos para a humanidade. Que o senhor Jaci assim o chamo colha cada dia mais os louros de uma vida de saúde e prosperidade para sí e familiares.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads